Resultados

Na Europa

- No iní­cio de 2014, cerca de 3.000 pessoas de 16 paí­ses tinham o Certificado Europeu de Prestação de Cuidados e este numero está a crescer continuamente. O ECC foi oficialmente reconhecido no Reino Unido, Roménia e República Checa, como uma qualificação adequada aos prestadores de cuidados. Prevê-se que venha a ser reconhecido noutros paí­ses, í  medida que se desenvolve o ECC e o Quadro Europeu de Qualificações entra em vigor na Comunidade Europeia.

 

- Em Outurbro de 2013 a EASPD tinha dados sobre 5.000 candidatos ao Exame ECC, na base de dados centralizada em Bruxelas. Atualmente temos 17 estados-membros que oferecem o ECC e contamos em breve ter mais 3. Este facto é um indicador da disseminação do ECC e o reconhecimento de que preenche uma lacuna de formação em diversos paí­ses.

 

- Foram desenvolvidos materiais de apoio í  formação ECC, designadamente um Curso de Formação ECC, que cobre todas as áreas da BESCLO, embora seja desenhado í  medida das necessidades de cada paí­s. Foi também desenvolvido um Curso de Formação de Formadores, que visa preparar os formadores para dar a formação ECC.

- Foi desenvolvida a versão online do exame ECC, para alem da versão em papel. Esta versão online está atualmente disponí­vel e pode ser adaptada de modo a adicionar novas linguas, de acordo com as necessidades. (Para mais detalhes sobre a realização do exame deve contactar o Parceiro lí­der no seu paí­s.)

 

-O ECC tem o seu Conselho de Administração que tem como função supervisionar o seu desenvolvimento. O Conselho constitui-se como um Comité da EASPD, tendo como tal, uma ligação permanente í  principal entidade que representa os prestadores de serviços da Comunidade Europeia. A EASPD fornece tambem a função de secretariado, fazendo o registo centralizado dos detentores do Certificado ECC.

 

Em Portugal:

 

- Em 2013 realizámos um Curso de Formação de Formadores ECC, em que os candidatos a Formadores receberem formação sobre a BESCLO e realizaram o exame ECC. Todos tiveram igualmente que dar formação.

 

- Realizámos dois Cursos ECC para candidatos í  obtenção do Certificado de Prestação de Cuidados. Participaram mais de 30 candidatos, todos já a desempenhar funçíµes na área social. O feedback dos candidatos sobre a formação e a sua pertinência para a prática quotidiana foi muito positivo.

 

Nota importante:

Continuamos a procurar novos paí­ses, bem como Delivery Partners (Parceiros Associados) nos paí­ses onde estamos actualmente instalados. Pretendemos ter um forte grupo de formação e distribuição do ECC em cada paí­s, para consolidar a sua implementação.

 

 

 

(Actualizado dia 23.02.2014) 

Developed by Reea | Built using Typo3