Subscribe to our newletter

Your name:


Email:


HTML emails?


Are you subscribed already and wishes to unsubscribe or edit your profile, click here.

Perguntas Frequentes

1. O que é o ECC?

O ECC foi desenvolvido como um certificado de ní­vel inicial para o sector social de prestação de cuidados em diversos paí­ses da Europa. Com o Certificado poderá demonstrar que detem os conhecimentos básicos essenciais nesta área. O ECC estabelece uma base comum e comparável de conhecimentos na prestação de cuidados em toda a Europa, sendo um Certificado acessivel e transferí­vel entre paí­ses. Isto facilitará a mobilidade de trabalhadores na Unií£o Europeia e tornará mais fácil demonstrar os conhecimentos do trabalhador, perante o potencial empregador de outro paí­s.

No caso de existir um elevado número de candidatos a um emprego, ter o ECC poderá fazer a diferença entre aceder ou ní£o í  fase de entrevista.

 

2. O ECC está relacionado com a área da saúde ou a área social?

Em muitos paí­ses Europeus há uma grande diferença entre o sector de prestação de cuidados de saúde e a prestação de cuidados na área social. Com o ECC pretende-se dar os conhecimentos básicos para um ní­vel inicial no sector de prestação de cuidados na área social.

 

3. É um curso de formação profissional?

Não propriamente, mas poderá ser integrado num curso de formação profissional. A formação do ECC pode decorrer de várias formas (ex: curso presencial especí­fico, formação í  distância, como parte de um curso mais abrangente), mas o seu principal objectivo é fornecer os conhecimentos básicos essenciais para trabalhar no sector de  prestação de cuidados da área social, num ní­vel inicial. Um curso mais abrangente poderá ser um curso profissional ou académico - não há requisitos sobre como adquirir conhecimentos, nem sobre a duração dos cursos ou quem dá formação. A única coisa que importa é considerar se de facto domina os conhecimentos contidos na BESCLO e se consegue comprová-los passando no exame.

 

4. O ECC pode ser adaptado e incluí­do numa formaçí£o pré-existente?

Sim, em alguns paí­ses os objectivos de formação básicos do ECC poderão já estar englobados em formações existentes. Por exemplo na Alemanha o ECC será incluí­do no primeiro ano de em cursos de três anos relacionados com educação terapêutica. O ECC é o resumo de um levantamento feito na União Europeia sobre as necessidades de formação consideradas essenciais para acesso ao trabalho no sector de prestação de cuidados na área social. Em cada paí­s da UE poderão ser solicitados requisitos adicionais para aceder a um emprego.

Para mais informação acerca deste assunto, deverá procurar informação no Guia para trabalhar no paí­s pretendido (deve clicar no paí­s escolhido no mapa que surge na página inicial do website)

 

5. Quais são as áreas de conhecimento abrangidas pelo ECC?

O ECC dá formação / conhecimentos nas seguintes áreas:

 

  • Os Valores do Sector de Prestação de Cuidados
  • Promover a Qualidade de Vida dos Indiví­duos Apoiados
  • Trabalhando com risco
  • Compreender o seu Papel como Prestador de Cuidado
  • Segurança no trabalho
  • Comunicar positivamente
  • Reconhecer e actuar perante abuso e negligência
  • Desenvolver como prestador de cuidados

 

 

6. O ECC é uma qualificação?

O ECC não é uma qualificação só por si., mas esperamos que muitos cursos de formação venham a ter equivalência/compatibilade com o ECC. O ECC é baseado em princí­pios básicos de formação do sector de prestação de cuidados na área social. A aquisição de conhecimentos é avaliada através de um questionário de escolha múltipla. O ECC não pretende avaliar competências ou substituir quaisquer qualificações ou requisitos actualmente existentes para os prestadores de cuidados da área social nos paí­ses aderentes.

 

7. Quem pode fornecer os cursos ECC?

Isto pode variar de paí­s para paí­s. Consideramos que os cursos podem ter várias metodolgias (ensino í  distância, na escola, em serviço, etc) e ser dados por diferentes entidades formadoras (escolas, universidades, empregadores, centros de formação, etc).

 

8. O ECC aumenta as minhas possibilidades no mercado de emprego?

O ECC garantirá aos empregadores que o titular do certificado detem os conhecimentos básicos necessários para trabalhar na prestação de cuidados na área social, portanto pode abrir novas oportunidades de emprego na Europa, onde houver reconhecimento. O ECC promoverá um entendimento comum a ní­vel da UE sobre os valores e qualidade de serviços que deve existir neste sector. O titular do ECC poderá estar numa melhor posição para conseguir emprego nos paí­ses da UE em que os empregadores reconheçam o ECC.

 

9. Quanto irá custar o ECC?

O custo-base na UE é de €60, mas este valor é ajustado de acordo com o PIB de cada paí­s, portanto isto irá variar entre os paí­ses, dependendo ainda da forma como a formação é realizada. Poderá haver um custo da entidade formadora para cobrir as despesas inerentes í  formação. Em alguns paí­ses os custos poderão ser financiados pelo governo ou abrangidos por fundos da UE para formação de activos.

 

10. Em quantos paí­ses existe o ECC?

O ECC existe em 16 estados membros da UE, promovido por 18 parceiros. Para mais informação clique em 'Paises envolvidos' no separador í  esquerda.

 

11. Há alguns pré-requisitos para me candidatar í  obtenção do certificado?

Os principais requisitos para ser candidato são: ter no mí­nimo 16 anos e possuir um ní­vel básico de literacia (leitura e escrita) na lí­ngua do paí­s onde vai decorrer o teste.

Os candidatos não necessitam ter experiência prévia no sector de prestação de cuidados na área social, não precisam estar empregados e não necessitamter quaiquer qualificações prévias.

 

12. Como poderá o ECC contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados?

As formações ECC podem ser realizadas em universidades, escolas de formação, em meio laboral, em todos os paí­ses, mas promovendo sempre uma base comum de conhecimentos na UE, tanto a ní­vel dos valores como da qualidade de serviços que deve estar presente na prestação de cuidados na área social.

 

13. Se eu considerar que os meus conhecimentos contemplam as áreas de formação, tenho que realizar a formação ou posso fazer apenas a avaliação?

Pode contactar um parceiro lí­der (Lead Partner) do ECC no seu paí­s e tentar ser incluí­do na próxima avaliação para verificar se os seus conhecimentos são compatí­veis com a BESCLO.

 

(Actualizado dia 2.11.2011)

Developed by Reea | Built using Typo3