Subscribe to our newletter

Your name:


Email:


HTML emails?


Are you subscribed already and wishes to unsubscribe or edit your profile, click here.

O ECC - A Nossa Visão

O Certificado Europeu para a Prestaçíão de Cuidados (ECC - CEPC) é o primeiro pequeno passo no sentido de assegurar a qualidades dos serviços prestados na área social em toda a Uniíão Euopeia.

 

Uma parceria de diversos estados membros da UE acordou uma definiçíão consensual dos conhecimentos mí­nimos essenciais para qualquer prestador de cuidados em iní­cio de actividade, em qualquer paí­s da UE. O ECC é atribí­do a quem passa num exame onde esses conhecimentos síão avaliados.

 

Esta definiçíão comum dos conhecimentos mí­nimos essenciais é designada BESCLO - Princí­pios Básicos Europeus de Formaçíão para a Prestaçíão de Cuidados na írea Social e aqui encontra-se o conteúdo principal por trás do ECC.

 

O Certificado é concedido a quem passa no exame ECC - para o alcançar é apenas necessário demonstrar que se possui os conhecimentos requeridos e que se sabe aplicá-los a situaçíµes que poderíão surgir no quotidiano da prestaçíão de cuidados. A obtençíão do ECC permitirá demonstrar um bom conhecimento de todas as áreas do BESCLO. (Clique no link 'BESCLO' para mais detalhes sobre o conteúdo)

 

A visíão sobre o futuro da prestaçíão de cuidados na aréa social na UE é de que quem está a trabalhar nesta área, em qualquer estado da UE, poderá estudar e passar no exame e ECC, partilhando os mesmos valores e a mesma base de conhecimentos no seu trabalho, criando um base comum nos serviços de prestaçíão de cuidados em toda a UE. Os trabalhadores poderíão usar o seu ECC em qualquer paí­s como demonstraçíão dos seus conhecimentos essenciais sobre prestaçíão de cuidados na área social. Para os empregadores é uma evidência de que o detentor do ECC demonstrou possuir os conhecimentos básicos necessários para desempenhar com segurança as suas funçíµes, tendo a mesma base comum. O ECC vai contribuir para melhorar a empregabilidade e a mobilidade de trabalhadores em toda a UE, num sector onde a maioria dos prestadores de cuidados de ní­vel inicial níão tem actualmente qualquer formaçíão ou qualificaçíão reconhecida. Irá proporcionar aos prestadores de cuidados na área social de toda a UE uma maneira de ter os seus conhecimentos reconhecidos e avaliados de forma independente.

 

Empregadores e formadores...

 

O ECC pode ser usado de diversas formas, pois é definido pela demonstraçíão de que um trabalhador adquiriu um conjunto de resultados de aprendizagem. Níão existe um pack de 'cursos ECC' ou métodos de aprendizagem - os prestadores de cuidados podem aprender de várias maneira e em qualquer perí­odo de tempo. O único critério é que devem ser capazes de ser aprovados no exame ECC.

Alguns formadores oferecem o ECC como um extra opcional num curso existente, outros usam-no como meio de avaliar a evoluçíão ou como uma exigência ou procedimento de entrada para a próxima fase da aprendizagem. Os empregadores usam-no, por vezes, no recrutamento de pessoal, para verificar os conhecimentos dum grupo de trabalhadores ou como complemento de uma avaliaçíão de desempenho.

 

Com todas estas opçíµes, o ECC é uma ferramenta muito flexí­vel,que pode também ser muito útil na equipa de trabalho.

 

(Actualizado dia 11.02.2014)

Developed by Reea | Built using Typo3